O QUE É UM CHIP OU BOX DE POTÊNCIA?

Nos veículos modernos, um pequeno “computador” controla e monitoriza o motor. Esse “computador”, designado por unidade de comando (ou vulgarmente conhecido como “centralina”), está ligado ao motor através de cabos e conectores. Enquanto unidade de comando do motor, recebe os sinais analógicos e digitais, calculando a partir destes sinais ordens de comando para a ignição, injecção, regulação dos gases de escape, entre outros.

E daí que se poderá alterar os valores de comando, de forma a traduzirem-se em aumentos de potência, na forma de uma gestão optimizada de ar e combustível.

box-chip-de-potencia-barata

Por norma, na alteração da centralina, existem duas possibilidades mais práticas para aumentar a potência do motor:

  • Através de uma unidade de comando adicional electrónica (chip ou box de potência) nos sensores do common-rail ou do combustível
  • Através de uma unidade de comando adicional electrónica (chip ou box de potência) na ficha de diagnóstico OBD2
  • Módulo de potência através da ficha de diagnóstico OBD2

 

ALTERAÇÃO DA CENTRALINA COM UNIDADE DE COMANDO ADICIONAL

Caso pretenda alterar a centralina do seu automóvel com recurso a uma unidade de comando adicional, o próprio cliente/oficina terá oportunidade de instalar uma unidade de comando electrónica adicional que será ligada ao motor e como consequente à própria unidade de comando do motor (centralina). Não são necessárias alterações construtivas no motor ou na unidade de comando do motor (centralina).

O funcionamento é extremamente simples:
– o sistema electrónico do dispositivo adicional altera o sistema de gestão do motor em tempo real. Optimiza os mapas de curvas características vários milhares de vezes por segundo, providenciando assim um acréscimo de potência nítida e directamente perceptível. Ao mesmo tempo, se o estilo de condução não for alterado, é possível baixar o consumo de combustível.

 

SEGURANÇA DOS COMPONENTES ACIMA DE TUDO!

Neste processo de alteração da electrónica da viatura, o programa de protecção do motor mantém-se inalterado.

  • Não existe perigo de se sobrecarregar os componentes individuais do motor.
  • Se estiver definido um limite de velocidade máxima (V-Max) no seu veículo, este limite será mantido.
  • Em todo caso, o software original do veículo permanecerá igualmente inalterado.

 

MONTAGEM FÁCIL E SIMPLES EM 10/15 MINUTOS

Todos os modelos de chip/box de potência estão concebidos de uma forma tão simples que, na maioria dos casos, o cliente poderá efectuar a montagem autonomamente. Na maioria das vezes, em muitos veículos, a montagem demorará apenas cerca de 10 a 15 minutos, não sendo necessária qualquer ferramenta especial.

Basta ligar o chip/box de potência ao motor e à respectiva unidade de comando através de um sistema de conectores simples, fixar o módulo num local protegido no compartimento do motor… e já está pronto!

 

fichas-conectores-reprogramacao-ou-chip-box-potenciainstalar-box-de-potencia

ligar-chip-box-de-potencia-manual-instrucoes

Com o chip/box de potência, poderá ajustar individualmente o aumento de potência do seu motor ao seu estilo de condução caso pretenda alterar as configurações base optimizadas para o seu veículo. Naturalmente, a configuração do chip/box de potência será sempre baseada nos valores e padrões de segurança estudados e concebidos para o seu automóvel.

Após instalação, não esqueça de regular/ajustar os devidos valores do dispositivo, para obter o máximo potencial do seu automóvel.

 

NO FINAL DA INSTALAÇÃO, É SÓ REGULAR/AFINAR O CHIP/BOX DE POTÊNCIA

Todos modelos possuem formas distintas de instalação e afinação, e variam de fabricante para fabricante. No entanto, não esqueça de ler o manual de instruções para obter mais informações sobre como proceder nesta fase de instalação. Alguns modelos já estão pré-configurados, mas no entanto requer sempre uma revisão da afinação para que se certifique de que ficará a 100%.

afinar-box-de-potencia

NOTAS IMPORTANTES:

  • No caso de viaturas com motorização common-rail, o chip/box de potência poderá ter vários mapas (4 a 10 versões), para o condutor escolher conforme a sua necessidade.
  • Inclusive, existem também modelos que são fabricados com a pré-configuração de 1 ou vários mapas, sem qualquer possibilidade de alteração de utilização por parte do cliente.
  • O método de afinação varia consoante o modelo/marca/fabricante
  • Consulte-nos sempre antes de proceder com a compra caso tenha alguma questão.

 

ALGUMA QUESTÃO REFERENTE A ESTE PRODUTO?

Qualquer questão que queira colocar, estaremos sempre disponíveis para esclarecer.
Aceda aqui à nossa página de contactos.